Qual o melhor hábito de vida?

Google Imagens

Introdução

Recentemente, — para ser mais exato, no dia 5 de março de 2017 —, o amigo Antonio Azevedo (@AntonioAzevedo) compartilhou um texto sensacional nos grupos Coaching Prático e Hipnose Prática (ambos no #Telegram). É um texto curto, porém repleto de preciosidades e dicas para a vida de toda e qualquer pessoa.

Aí abaixo, você pode ler o texto na íntegra! 😉


Qual o melhor hábito de vida?

Muitas pessoas me perguntam qual é o melhor hábito de vida a se desenvolver; se é fazer ginástica, meditar, se alimentar bem…

Eu costumo responder que é ler. Quem tem o costume de ler acaba desenvolvendo os outros bons hábitos.

Por isso, se você não tem o hábito de ler todos os dias coloque prioridade nesta ação.

Mas não a leitura preguiçosa e superficial de artigos e posts na internet. Selecione um livro — qualquer livro — seja em papel ou digital. E não se preocupe se você realmente vai acabá-lo ou não. O importante mesmo é retirar o extrato do conteúdo do livro, não passar por todas as páginas.

Se o livro não for bom, pare. Passe para outro. Nunca acabaremos de ler todo o conteúdo de qualidade que existe disponível. Não é necessário fazer uma contagem de livros lidos. Isso só cria ansiedade quando pensamos na montanha de livros interessantes ainda por ler…

Basta apenas uma hora por dia. Você pode tirar isso da televisão, aproveitar o tempo no transporte público, quinze minutos depois das refeições e reduzindo um pouquinho as conversas bobas no telefone e no Facebook…

Em média dá para ler um livro entre 5 a 10 horas. Há livros mais técnicos que vão requerer o triplo desse tempo. Mas saber que você pode completar um livro em uma semana se ler uma hora por dia é uma boa média. Se você não se preocupar realmente em “finalizar” livros e sim em absorver conteúdos você aumentará em muito a sua média.

A leitura de um livro é muito diferente da leitura de uma conversa superficial não estruturada. Teoricamente o autor se esforçou para colocar o supra sumo da sua experiência pessoal e de seus estudos. Ele pode ter falhado. Pode ter cometido muitos erros. Pode ter interesses ocultos e fazer você acreditar em alguma coisa que é de interesse para o grupo dele. Mas à medida que você lê livros de vários autores você aprende a discernir estas coisas. Por isso que é tão importante não ficar preso a um autor só.

Então leia. Ler é dar músculos para o cérebro. Amplia a inteligência. Auxilia a análise crítica. Nos confere o poder da empatia — sentir o que os outros sentiram — e da telepatia — saber o que os outros pensaram. Faça isso todos os dias e viverá mil vidas em uma.


Sobre o autor

Antonio Azevedo é Palestrante, Consultor e Coach, (entre outras coisas).

Você pode conhecer mais sobre o amigo Azevedo em seu perfil no LinkedIn.


Receba novidades e notícias sobre a hipnose em primeira mão diretamente no seu celular. Entre para o Canal “HP News | Hipnose Prática” no Telegram:

Canal “HP News | Hipnose Prática” no Telegram


Leia também…

Como mudar o mundo?

A Prática faz o Mestre